Pular para o conteúdo principal

Interpretação e Intelecção nos textos verbais

  •  Interpretação

A interpretação de um texto consiste em analisar o texto e usar elementos do próprio texto e, também, referências externas para melhor compreensão. Isso acontece por meio da intertextualidade e do nosso conhecimento de mundo.

É importante lembrar que quanto mais nós lemos e percebemos as diferenças na interpretação de gêneros textuais, mais temos facilidade de lidar com a interpretação e compreensão de textos diversos.

Nesse tópico, falaremos apenas da linguagem verbal, ou seja, aquele que utiliza do signo verbal (língua) para comunicação: pode ser escrita ou falada.


Questão comentada:

(Enem - 2012) “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.

Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
(
História Viva, n.° 99, 2011.)

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.

O texto diz que José de Alencar além de escritor desempenhou inúmeros outros papéis perceba esta parte: “Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas”, logo já podemos descartar a letra a com base no texto que diz que a publicação será feita para a descoberta das “múltiplas facetas” e não apenas como romancista.

b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.

Apesar de José de Alencar ser um literato muito importante da nossa Literatura, os textos dele não são atemporais. Isso é explicitado no texto em: Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.” Entenda “romance” como gênero literário, colocando datas e especificando o período. Também na parte: “temas nativistas, indianistas e históricos”, características importantes para o período do Romantismo, demonstrando temporalidade

c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.

“parte de seu acervo inédito será digitalizada.” Mostra importância para o Brasil do futuro já que o texto demonstra que ainda não está em domínio publico, então, além de ter sido importante para o período Imperial no Brasil, também é importante para nossas e futuras gerações ter conhecimento das obras.

d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.

  • A interpretação mora aqui! Memória linguística parte de seu acervo inédito será digitalizada.” E identidade nacional “temas nativistas, indianistas e históricos”. Para conseguir analisar essa resposta, além dos elementos do texto temos conhecimentos externos como: o que é linguística e o que a expressão identidade nacional reproduz. Dessa forma, marcamos a letra D.


e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

O texto informa “Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça” Dessa forma, o motivo do destaque na resposta está incorreto.

 

Ainda não está muito claro?

Então vamos lá, quando falamos sobre interpretar um texto, estamos falando em ler um texto e perceber a mensagem do texto. Então, mesmo que um texto fale sobre alguma assunto que você discorde, ao analisar o texto para interpretá-lo é importante não opinar sobre ele, ou seja, não mudar o sentido do texto, a semântica.
Obs.: Apenas para responder as questões, o pensamento critico é sempre muito importante na leitura!!!

Exemplo 1:

Texto: A partir de segunda-feira do mês de julho, as aulas das unidades públicas do município do Rio de Janeiro irão voltar à normalidade. Os alunos poderão manter-se na escola em horário integral ou meio período conforme matrícula prévia.

Referência externa: Estamos em uma pandemia, o que significa que manter contato social e aglomeração aumentam o risco de nos contaminarmos com o Coronavírus. Ao ler esse texto eu poderia pensar e criticar: Nossa! Que absurdo!

Porém a interpretação do texto é entender a narrativa do autor somente, é compreender a mensagem sem ultrapassar às referências necessárias, ou seja, sem expor opinião.


Observe um possível diálogo sobre a notícia:

-Mas rapaz, você não sabe, fiquei sabendo que logo no começo de julho as aulas irão voltar nas escolas do Rio de Janeiro, sabia?

-Todas?

-Não sei, onde li falava apenas das públicas.

Interpretar um texto é apenas repassar a informação sem crítica ao texto, com as suas palavras, com a referência externa de mundo que temos, apenas fazendo as análises que competem à compreensão do texto.


Veja:

Por que a volta às aulas em julho pode ser um problema? Responda com base no texto.

CERTO: A volta às aulas podem ser um problema porque, de acordo com o texto, os alunos irão voltar para suas classes de acordo com as matrículas que foram feitas previamente (referência interna do texto), ou seja, antes da pandemia, e dessa forma, as salas de aula podem ficar muito cheias e de acordo com a OMS isso pode ser um meio de contágio pelo novo Coronavírus. (Referência externa ao texto com relação a pergunta – “pode ser um problema”)

Para responder essa pergunta de maneira interpretativa foi necessário a informação externa, ou seja, nosso conhecimento de mundo, porém respeitando a base do texto.

ERRADO: A volta às aulas podem ser um problema porque a prefeitura do Rio de Janeiro não se importa com as crianças e jovens aglomerados dentro da sala de aula (Opinião pessoal, crítica – sem base no texto, e sem fonte de referência), sendo que evitar a aglomeração é noticiado por todas as redes de comunicação o quê pode gerar um contágio mais rápido do vírus. (Referência externa como solicitado pela pergunta: pode ser um problema – está correto)

Perceba a diferença para responder a pergunta com base em referências externas (ao texto) e em opinião pessoal. Isso vale muito na hora de responder, também, perguntas em múltipla escolha.

Ao fazer um criticismo sobre algum enunciado, fazemos uma resenha, que é o ato de opinar positiva ou negativamente sobre a visão do autor após realizar o resumo do texto, falaremos disso em outro conteúdo.


  •     Intelecção

O conceito de intelecção é retirar com as mesmas palavras do texto as informações que foram solicitadas na pergunta, sem necessidade de análise profunda, apenas compreensão de pergunta e resposta. Vamos usar o mesmo exemplo 1 do caso acima.

A partir de segunda-feira do mês de julho, as aulas das unidades públicas do município do Rio de Janeiro irão voltar à normalidade. Os alunos poderão manter-se na escola em horário integral ou meio período conforme matrícula prévia.

a)    Onde as aulas irão voltar a partir de julho?

No município do Rio de Janeiro.

b)   De acordo com a OMS, a volta às aulas não é recomendada nos municípios que estão com contágio em ascensão. De acordo com o texto, qual a condição do município do Rio de Janeiro?

As aulas das unidades públicas do município do Rio de Janeiro irão voltar à normalidade.

Percebeu a diferença? As respostas são claras, com as mesmas palavras do texto sem alteração. Diferente da interpretação, que podemos usar nossas próprias palavras para expressar a mensagem do texto, a intelecção utiliza das próprias palavras do texto para responder questões.

Para finalizar, a intelecção do texto consiste em analisar e expor o que está, de fato, escrito. Coletar dados do texto. Enquanto a interpretação consiste em saber o que o texto conclui, o que se pode compreender do que está escrito, a mensagem do autor.


Comentários

Mais lidos pelos Estudimores!

Figuras semânticas de linguagem

Chamamos de figuras de linguagem os meios utilizados para dar um valor aprofundado no discurso , desse modo, o autor do texto pode usar recursos para representar a mensagem que deseja expressar. Normalmente, as figuras de linguagem são divididas em quatro grupos:   Semântica (sentido), de pensamento, sintática e sonora. Neste material, abordaremos o grupo da semântica . A significação e/ou expressão ocasional das palavras geram as figuras de linguagem que estudaremos aqui. Agora, vamos às figuras! 1-   Metáfora Consiste em comparações sem utilizar marcadores (como, tipo, parece, tanto quanto etc). Ex.: Você é um abacaxi! Ele tem uma pedra dentro do peito. Comparação está na insensibilidade representada no texto, pela comparação do coração à pedra. Símile Consiste em comparar uma palavra (ou expressão) à outra por meio de marcadores: como, tipo, parece, tanto quanto etc. Perceba que sempre que você puder trocar a expressão que simboliza a símile por “como” não tenha d...

Competência 02 - Redação ENEM

Compreender a proposta da redação e aplicar o conceito das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.   Vamos destrinchar a competência 02 na prova de Redação do ENEM para melhor compreendermos a forma de análise e avaliação da Redação. ·          Compreender a proposta de Redação O tema da redação estará escrito na prova. Alguns textos motivacionais virão na prova, apenas como inspiração do tema. É importante lê-los para ter noção do domínio ideológico (referências) em que o tema central está sendo levado. ·          Aplicar o conceito das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do texto Nesta parte, falamos especificamente sobre a interdisciplinaridade , interdiscurso e intertextualidade . Você não precisa se apegar somente ao tema central e utilizar apenas ele como referência para construi...

Termos essenciais da oração

  Termos essenciais da oração Os termos essenciais da oração são aqueles que fazem o receptor do enunciado compreender exatamente o que está sendo dito. Ou seja, faz parte da sustentação favorável da mensagem pela oração. São dois ternos que fazem parte: sujeito e predicado.   1- Sujeito : - É o que faz a ação. - Está ligado ao verbo da oração. - o verbo da oração sempre se flexiona ao sujeito (em pessoa e número).   Ex.: Meninas sonham com uma grande festa. Sujeito: Meninas   ð Perceba o que o verbo está flexionado para 3° pessoa do plural (elas).   Quando o sujeito vier com mais de uma palavra, teremos a sentença toda como sujeito, porém a palavra central será o núcleo do sujeito.   Ex.: As mulheres são muito inteligentes. Sujeito: As mulheres. Núcleo: mulheres.       O sujeito pode vir como: a) pronome pessoal reto. Ex.: Elas vestem uniformes iguais. Eu estou muito feliz. ...