Pular para o conteúdo principal

Competência 02 - Redação ENEM


Compreender a proposta da redação e aplicar o conceito das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

 

Vamos destrinchar a competência 02 na prova de Redação do ENEM para melhor compreendermos a forma de análise e avaliação da Redação.


·         Compreender a proposta de Redação

O tema da redação estará escrito na prova. Alguns textos motivacionais virão na prova, apenas como inspiração do tema. É importante lê-los para ter noção do domínio ideológico (referências) em que o tema central está sendo levado.


·         Aplicar o conceito das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do texto

Nesta parte, falamos especificamente sobre a interdisciplinaridade, interdiscurso e intertextualidade. Você não precisa se apegar somente ao tema central e utilizar apenas ele como referência para construir seu texto e seus argumentos. Você pode usar dados externos ao temas que façam ligação direto com os seus argumentos e que facilitem sua conclusão. Como por exemplos diacronias (análise histórica), cientificismo (comprovado por; estudado por, elaborado por), dados atuais (recentemente em; de acordo com a instituição tal; ou com o fulano de tal). É importante ser claro sua intenção se mostrar seu conhecimento sobre o assunto abordado fazendo elos com outros tópicos e desta forma deixando um texto bastante informativo e convincente. Lembre-se de usar informações que você tenha certeza da procedência para que não haja uma falsa argumentação.


·         Limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Esta parte diz sobre a estrutura do tipo de texto dissertativo-argumentativo, estudamos no módulo anterior.

A competência 02 avalia se o estudante compreendeu os comandos e as orientações para a criação do texto dissertativo-argumentativo. Analisa as habilidades da escrita do participante nessa modalidade de texto.

A estrutura do texto é dividida em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Ainda sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se que não é um texto de opinião, por isso evite o uso da primeira pessoa (eu). O texto é acadêmico científico e por isso utiliza os argumentos que tem como objetivo convencer o leitor (no caso seu avaliador) de maneira consistente, ou seja, achismos e pensamentos apriorísticos (irrefutáveis quanto à verdade absoluta) não são bem vistos.

 

Avaliação em pontuação






Dicas para conseguir um bom resultado na competência 02


Sobre o texto:




 

Sobre a estrutura:






Fiquem ligados, todas as competências sobre a Redação do Enem será destrinchada aqui.
Se estiver com dúvidas nos envie um e-mail:
Prof. Tesla Dias: teslinha25@gmail.com
Prof. Thaísa Blanco: t.blanco87@gmail.com

😀



Comentários

Mais lidos pelos Estudimores!

Figuras semânticas de linguagem

Chamamos de figuras de linguagem os meios utilizados para dar um valor aprofundado no discurso , desse modo, o autor do texto pode usar recursos para representar a mensagem que deseja expressar. Normalmente, as figuras de linguagem são divididas em quatro grupos:   Semântica (sentido), de pensamento, sintática e sonora. Neste material, abordaremos o grupo da semântica . A significação e/ou expressão ocasional das palavras geram as figuras de linguagem que estudaremos aqui. Agora, vamos às figuras! 1-   Metáfora Consiste em comparações sem utilizar marcadores (como, tipo, parece, tanto quanto etc). Ex.: Você é um abacaxi! Ele tem uma pedra dentro do peito. Comparação está na insensibilidade representada no texto, pela comparação do coração à pedra. Símile Consiste em comparar uma palavra (ou expressão) à outra por meio de marcadores: como, tipo, parece, tanto quanto etc. Perceba que sempre que você puder trocar a expressão que simboliza a símile por “como” não tenha d...

Termos essenciais da oração

  Termos essenciais da oração Os termos essenciais da oração são aqueles que fazem o receptor do enunciado compreender exatamente o que está sendo dito. Ou seja, faz parte da sustentação favorável da mensagem pela oração. São dois ternos que fazem parte: sujeito e predicado.   1- Sujeito : - É o que faz a ação. - Está ligado ao verbo da oração. - o verbo da oração sempre se flexiona ao sujeito (em pessoa e número).   Ex.: Meninas sonham com uma grande festa. Sujeito: Meninas   ð Perceba o que o verbo está flexionado para 3° pessoa do plural (elas).   Quando o sujeito vier com mais de uma palavra, teremos a sentença toda como sujeito, porém a palavra central será o núcleo do sujeito.   Ex.: As mulheres são muito inteligentes. Sujeito: As mulheres. Núcleo: mulheres.       O sujeito pode vir como: a) pronome pessoal reto. Ex.: Elas vestem uniformes iguais. Eu estou muito feliz. ...