Compreender a proposta da redação e aplicar o conceito das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Vamos destrinchar a competência 02 na prova
de Redação do ENEM para melhor compreendermos a forma de análise e avaliação da
Redação.
·
Compreender
a proposta de Redação
O tema da redação
estará escrito na prova. Alguns textos motivacionais virão na prova, apenas
como inspiração do tema. É importante lê-los para ter noção do domínio
ideológico (referências) em que o tema central está sendo levado.
·
Aplicar
o conceito das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do texto
Nesta parte, falamos
especificamente sobre a interdisciplinaridade, interdiscurso e
intertextualidade. Você não precisa se apegar somente ao tema central e utilizar apenas
ele como referência para construir seu texto e seus argumentos. Você pode usar
dados externos ao temas que façam ligação direto com os seus argumentos e que
facilitem sua conclusão. Como por exemplos diacronias (análise histórica),
cientificismo (comprovado por; estudado por, elaborado por), dados atuais
(recentemente em; de acordo com a instituição tal; ou com o fulano de tal).
É importante ser claro sua intenção se mostrar seu conhecimento sobre o assunto
abordado fazendo elos com outros tópicos e desta forma deixando um texto
bastante informativo e convincente. Lembre-se de usar informações que você
tenha certeza da procedência para que não haja uma falsa argumentação.
·
Limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo
Esta parte diz sobre
a estrutura do tipo de texto dissertativo-argumentativo, estudamos no módulo
anterior.
A competência 02
avalia se o estudante compreendeu os comandos e as orientações para a criação
do texto dissertativo-argumentativo. Analisa as habilidades da escrita do
participante nessa modalidade de texto.
A estrutura do texto
é dividida em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Ainda sobre a
estrutura do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se que não é um texto de opinião, por isso
evite o uso da primeira pessoa (eu). O texto é acadêmico científico e por isso
utiliza os argumentos que tem como objetivo convencer o leitor (no caso seu
avaliador) de maneira consistente,
ou seja, achismos e pensamentos apriorísticos
(irrefutáveis quanto à verdade absoluta) não são bem vistos.
Avaliação em pontuação
Dicas
para conseguir um bom resultado na competência 02
Sobre
o texto:
Sobre
a estrutura:
Se estiver com dúvidas nos envie um e-mail:
Prof. Tesla Dias: teslinha25@gmail.com
Prof. Thaísa Blanco: t.blanco87@gmail.com




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