Pular para o conteúdo principal

Dissertativo-argumentativo

O tipo textual dissertativo-argumentativo é o mais cobrado na vida escolar e, também, acadêmica. É o texto em que são utilizados argumentos em defesa de um determinado assunto. 
Os vestibulares, provas de avaliação empresarial, concursos públicos e outras esferas avaliativas, utilizam dessa tipologia textual para selecionar os candidatos. 
Além disso, é importante lembrar que no decorrer da vida universitária valerá tal conhecimento do texto dissertativo-argumentativo para inúmeros trabalhos, dentre eles a monografia que é um gênero textual do tipo de texto dissertativo-argumentativo 


O objetivo do texto dissertativo-argumentativo é convencer o leitor sobre o assunto que você está dissertando por meio dos seus argumentos. 

O texto dissertativo-argumentativo não tem mistério em sua construção, envolve conhecimento do tema abordado, para isso, quanto maior for sua leitura sobre conhecimentos gerais e temas em foco na atualidade, maior será a chance de você conseguir escrever sobre o tema com facilidade. 

A estrutura do texto é padrão: Introdução, desenvolvimento e conclusão. 
É interessante que, quando você for escrever um texto desse tipo, faça-se um roteiro para te guiar tanto nos pensamentos elaborados para a argumentação, quanto para manter a coerência e a coesão textual.

O que é coerência textual?
É a forma que o autor encaixa as ideias do texto para fazer sentido para o leitor. 

O que é coesão textual?
São os elementos gramaticais disponível na nossa língua para melhor articular as orações por meio de conectivos, pontuação, sinonímia etc.

Uma dica na hora de realizar o seu texto é separar por parágrafos, fazer perguntas a si mesmo, respondê-las de forma breve, para que na hora da formulação textual já esteja tudo previamente roteirizado

Vamos utilizar um tema de redação do ENEM, que já postamos aqui no blog, para fazer um breve roteiro de orientação. 

- Esse é o tema.

A prova, como no ENEM, dará ao candidato textos de inspiração, que estarão disponíveis para leitura. Isso não é uma obrigatoriedade, porém, caso tenha, leia os textos e fique atento para qual linha do tema a banca avaliadora está te levando. 

Introdução: Diagnóstico + Problema


- A leitura faz diferença para as pessoas adquirirem maior conhecimento. 
- Aumenta o vocabulário.
- O Brasil não tem muito estímulo de leitura entre os jovens. 
- A facilidade da internet em adquirir livros digitais com melhor acesso monetário. 
- Como influenciar a população a ler. 
- A leitura influência uma boa escrita. 
- A falta de leitura faz as pessoas terem dificuldade em interpretação de texto simples e complexos. 

Desenvolvimento: Causa + Efeito. (Argumentos)


- Crianças que são estimuladas a leitura desde os anos iniciais de formação escolar tendem a interpretar com maior facilidade. 
- A falta de leitura contínua desestimula o interesse na escrita. 
- A importância de escrever de forma clara e objetiva para diversos públicos advém do hábito da leitura dentro e fora das escolas e universidades. 
- Patrimônio cultural, vida familiar e estímulo. 
- Legitimação da cultura pela elite.
- Livros de ficção podem ser outro meio de diversão em momentos de lazer. 

Conclusão: Solução + Retomada 


- Incentivos sociais para programas de leitura entre os estudantes (exemplos de intervenção) 
- Participação em clube de livros como atividades extra-curriculares. 
- Facilidade em compra de livros tanto didáticos quanto ficcionais para jovens em idade escolar. 
- Facilitadores de acesso estimulam o interesse. 

Percebam que as ideias para cada etapa da redação foi posta diante do tema em questão, após realizar o roteiro de escrita, você precisa estruturar de forma coerente e coesa tais informações em um texto que normalmente tem de 25 a 35 linhas. 
O nome dessa estratégia de roteirizar um texto, colocando todos os pensamentos no papel para depois iniciar a elaboração textual chama-se: brainstorm (chuva de ideias). Dessa forma fica mais fácil você se orientar e perceber quais dos argumentos foram mais interessantes ao tema e de qual forma sua conclusão vai fazer mais sentido com a retomada da introdução. 

Caso você conheça consolidadamente, fatos históricos, filósofos, políticos, programas sociais que tenham a ver com o tema, vale por na sua dissertação. Lembre-se apenas se você tiver certeza sobre tal afirmação que fará. 

Comentários

Mais lidos pelos Estudimores!

Figuras semânticas de linguagem

Chamamos de figuras de linguagem os meios utilizados para dar um valor aprofundado no discurso , desse modo, o autor do texto pode usar recursos para representar a mensagem que deseja expressar. Normalmente, as figuras de linguagem são divididas em quatro grupos:   Semântica (sentido), de pensamento, sintática e sonora. Neste material, abordaremos o grupo da semântica . A significação e/ou expressão ocasional das palavras geram as figuras de linguagem que estudaremos aqui. Agora, vamos às figuras! 1-   Metáfora Consiste em comparações sem utilizar marcadores (como, tipo, parece, tanto quanto etc). Ex.: Você é um abacaxi! Ele tem uma pedra dentro do peito. Comparação está na insensibilidade representada no texto, pela comparação do coração à pedra. Símile Consiste em comparar uma palavra (ou expressão) à outra por meio de marcadores: como, tipo, parece, tanto quanto etc. Perceba que sempre que você puder trocar a expressão que simboliza a símile por “como” não tenha d...

Competência 02 - Redação ENEM

Compreender a proposta da redação e aplicar o conceito das várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.   Vamos destrinchar a competência 02 na prova de Redação do ENEM para melhor compreendermos a forma de análise e avaliação da Redação. ·          Compreender a proposta de Redação O tema da redação estará escrito na prova. Alguns textos motivacionais virão na prova, apenas como inspiração do tema. É importante lê-los para ter noção do domínio ideológico (referências) em que o tema central está sendo levado. ·          Aplicar o conceito das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do texto Nesta parte, falamos especificamente sobre a interdisciplinaridade , interdiscurso e intertextualidade . Você não precisa se apegar somente ao tema central e utilizar apenas ele como referência para construi...

Termos essenciais da oração

  Termos essenciais da oração Os termos essenciais da oração são aqueles que fazem o receptor do enunciado compreender exatamente o que está sendo dito. Ou seja, faz parte da sustentação favorável da mensagem pela oração. São dois ternos que fazem parte: sujeito e predicado.   1- Sujeito : - É o que faz a ação. - Está ligado ao verbo da oração. - o verbo da oração sempre se flexiona ao sujeito (em pessoa e número).   Ex.: Meninas sonham com uma grande festa. Sujeito: Meninas   ð Perceba o que o verbo está flexionado para 3° pessoa do plural (elas).   Quando o sujeito vier com mais de uma palavra, teremos a sentença toda como sujeito, porém a palavra central será o núcleo do sujeito.   Ex.: As mulheres são muito inteligentes. Sujeito: As mulheres. Núcleo: mulheres.       O sujeito pode vir como: a) pronome pessoal reto. Ex.: Elas vestem uniformes iguais. Eu estou muito feliz. ...