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Questões comentados sobre classe de palavras

 

1) Em “Os brasileiros marinheiros têm ocasião de conhecer o mundo todo”, a classe da palavra grifada é:

a) adjetivo;

b) locução adjetiva;

c) pronome adjetivo;

d) substantivo;

e) adjetivo pátrio.

2) A expressão sublinhada em “Há um quer que seja de satânico na pupila da onça” funciona como:  

a) substantivo;

b) adjetivo;

c) advérbio;

d) pronome;

e) verbo.

3) (UFMG) As expressões sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:

a) João Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.

b) Demorava-se de propósito naquele complicado banho.

c) Os bichos da terra fugiam em desabalada carreira.

d) Noite fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.

e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.


4)  Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a sequência morfológica é:

a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.

 

5) Está errada a flexão verbal em:

a) Eu intervim no caso.
b) Requeri a pensão alimentícia.
c) Quando eu ver a nova casa, aviso você
d) Anseio por sua felicidade.
e) Não pudeste falar.


6) O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:

a) Está chovendo bastante.
b) Ele é um bom funcionário.
c) João Brandão é mais dedicado que o vigia.
d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
e) João Brandão foi tremendamente inocente.


7) A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:

a) beijo-alegre-durante
b) remédio-inteligente-perante
c) feiura-lúdico-segundo
d) ar-parco-por
e) dor-veloz-consoante

8) (ACCESS – Pref. Teresópolis/RJ – Dinamizador de Educação Infantil -2005) Assinale a alternativa em que a palavra não seja numeral.

a) Uma.

b) Segunda.

c) 2002

d) Dez.

e) Cinco.

9) (FEC – CLIN – Operador de Copiadora – 2008) Em “Ambas estão sendo empurradas...”, a palavra grifada pertence à seguinte classe gramatical:

a)  advérbio.

b) numeral.

c) pronome.

d) conjunção.

e) preposição.

10) (FAB – EEAR – Sargento – 2003) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto às conjunções coordenativas que preenchem adequadamente o texto abaixo, dando-lhe coerência.

Yes, nós temos cinema!

Todo mundo fala de um renascimento do cinema brasileiro_______ ele parece incontestável. _______ ainda falta vencer um obstáculo fundamental: o preconceito do espectador brasileiro que continua relutante em sair de casa para assistir a um filme nacional. _______ os filmes têm dificuldade de conseguir muitas salas _____ não conseguem o sucesso que mereciam.

(Rubens Ewald Filho)

a) e – assim – contudo – por isso;

b) logo – pois – portanto – todavia;

c) e – mas – por isso – e;

d) pois – contudo – entretanto – mas.

 

EXTRAS:

Texto

Problemas - Ana Carolina

Qualquer distância entre nós
Virou um abismo sem fim
Quando estranhei sua voz
Eu te procurei em mim
Ninguém vai resolver
Problemas de nós dois

Se tá tão difícil agora
Se um minuto a mais demora
Nem olhando assim mais perto
Consigo ver porque tá tudo tão incerto

Será que foi alguma coisa que eu falei?
Ou algo que fiz que te roubou de mim?
Sempre que eu encontro uma saída
Você muda de sonho e mexe na minha vida [...]

1)       As palavras “mim”, “dois” e “sonho”, retirados do trecho da música acima, são morfologicamente e respectivamente classificadas como:

 a) substantivo, numeral e verbo.

b) pronome, substantivo e substantivo.

c) pronome, substantivo e verbo.

d) pronome, numeral e substantivo.

e) substantivo, numeral e substantivo.



2)      (Vunesp – Pref. Louveira/SP – Inspetor de alunos – 2007) Na sequência dos quadrinhos, o personagem Cebolinha, por intermédio de expressões faciais, comunica ao leitor reações de

a) sossego e felicidade.
b) alegria e espanto.
c) raiva e tranquilidade.
d) indiferença e irritação. 
e) susto e alívio.

 

DESAFIO

(Enem)

O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:

a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade

 

RESPOSTAS COMENTADAS

01)   D.

Para facilitar a compreensão, é necessário que se identifique quem é o sujeito dessa oração:

Quem [têm ocasião de conhecer o mundo todo]?

Resposta: [Os brasileiros marinheiros]

Se destacarmos o núcleo desse sujeito, ou seja, a pessoa em si que praticou a ação de [têm], encontraremos a palavra [brasileiros], pois [os] e [marinheiros] estão exercendo a função de adjuntos adnominais, sendo artigo definido e adjetivo, respectivamente. A palavra [brasileiros], então, como núcleo do sujeito é, quanto a sua classe, substantivo.

02)  A.

A expressão grifada [quer queseja], sem prejudicarmos o sentido da frase, pode ser substituída pela, de igual valor, [um quê] que significa “alguma quantidade”, “certa coisa” ou, até, “qualquer coisa”. Sendo assim, são expressões substantivas.

03)  B.

A expressão [de propósito] é classificada como locução adverbial. Podemos perceber que dentre as alternativas, é a única a qual se refere diretamente a um verbo:

João Fanhoso -  [sem entusiasmo]

Demorava-se - [de propósito]

bichos – [da terra]

caatinga – [sem fim]

homem – [da roça]

 

 Aplicando, assim, a função de um advérbio: dar característica a um verbo.

04)  A.

Vamos analisar cada palavra da frase: “Tem bocas que murmuram preces…”?

[tem] – verbo ter (conjugado na terceira pessoa do singular)

[bocas] – substantivo simples no plural

[que] – pronome relativo, pois, substitui o substantivo bocas na segunda oração a fim de não repetir o mesmo termo: [tem bocas] [bocas murmuram preces]

[murmuram] – verbo murmurar (conjugado na terceira pessoa do plural)

[preces] – substantivo abstrato no plural

 

05)  C.

A dúvida surge, nesse caso, por causa da conjugação do verbo [ver] e [vir] no futuro do subjuntivo:

• O verbo [ver] é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em [ir] na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.
• O verbo [vir], também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal [e]: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem.

 

Observação:

Outra imprecisão está na conjugação destes verbos no presente do indicativo [vir] - [vimos] e no pretérito perfeito do indicativo [ver] –[vimos]:

a) Nós vimos porque queríamos lhe dar os parabéns! (vir)
b) Nós vimos quando você entrou na festa ontem! (ver)

 

06)  E.

O grau superlativo absoluto, como já estudamos aqui no blog, é dividido entre analítico e sintético. O absoluto consiste na utilização de advérbios de intensidade para intensificar o adjetivo, o que justifica a resposta:

 

[tremendamente] – advérbio de intensidade terminado em -mente

[Inocente] – adjetivo que se refere ao sujeito e substantivo próprio [João Brandão]

 

Já o sintético, a intensificação se faz por meio do acréscimo de sufixos que, conhecemos, em sua maioria, como os “-íssimos” e ”–íssimas” da vida.

 

07)  C.

A questão quer que, nas alternativas, busquemos, respectivamente: substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental.

Substantivo abstrato – são aqueles que nomeiam realidades imateriais ligadas aos sentimentossensaçõesaçõesestadosnoções qualidades de outros indivíduos. É tudo aquilo que você não pode dar forma e tornar concreto. [Feiura – qualidade]

 

Adjetivo biforme – são aqueles que têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. [lúdico/lúdica]

 

Preposição acidental - são aquelas palavras que além de exercerem a função de preposição também podem ter outras funções morfológicas.[segundo – pode exerce a função de uma conjunção]

 

08)  A.

Dentre as alternativas, a palavra [uma] pode ser, além de numeral, um artigo indefinido, por isso, é a resposta correta.

 

09)  B

A palavra [ambas] e afins são considerados numerais, pois significam [um e outro] ou [os dois]. Além disso, são empregados para retomar pares de seres, fazendo referência a eles.

 

10)   C.

Quando trabalhamos com conectivos precisamos compreender a relação de sentido entre as orações que queremos unir:

A primeira parte:

[Todo mundo fala de um renascimento do cinema brasileiro] [ele parece incontestável] – tem um valor adicional de informação, por isso, utilizamos a conjunção aditiva [e]

 

A segunda parte:

[ainda falta vencer um obstáculo fundamental: o preconceito do espectador brasileiro que continua relutante em sair de casa para assistir a um filme nacional.] – essa oração está ligada de forma ideológica com a primeira parte apresentada acima, mas qual seria a ideia? É justamente de oposição. A primeira parte apresenta uma ideia positiva do fato, e essa segunda parte, fala sobre uma ideia negativa do mesmo fato, sendo ideias contrárias, utilizamos a conjunção adversativa [mas]

 

A terceira parte:

[os filmes têm dificuldade de conseguir muitas salas] – essa parte está ligada a segunda com uma ideia de conclusão do fato negativo. Por isso, utilizamos a conjunção conclusiva [por isso]

 

A quarta parte

[não conseguem o sucesso que mereciam.] -  a fim de somar com a ideia conclusiva anterior, essa frase só pode ser conectada a outra com a ideia aditiva da conjunção [e]

 

Extras:

1)       D.

[mim] – pertence à classe dos pronomes, sendo ele um pronome pessoal oblíquo tônico, fazendo a função de complemento verbal substituindo a primeira pessoa do singular do caso reto.

[dois] – pertence à classe dos numerais, sendo ele um numeral cardinal.

[sonho] – pertence à classe dos substantivos, sendo ele um substantivo abstrato.

2)      E.

Perceba que, quem se atentou apenas para a falta de visibilidade das falas do quadrinho, não entendeu de certo a verdadeira intenção da questão. A sentença foca na expressão do personagem e não nos balões.

Como já estudamos por aqui no blog, as interjeições expressam determinados estados emocionais, sensações ou estado de espírito. Logo, se não focarmos na escrita e sim nas expressões em sequência do personagem, podemos achar a resposta correta.

 

Desafio:

Alternativa correta: A.

Vamos analisar a ideia das conjunções das alternativas primeiro?

Adversativa – Relação de oposição de ideias e as conjunções mais usadas são: mas, porém, todavia, entretanto e outras.

Comparativa – relação de comparação relacionado a superioridade, inferioridade ou igualdade e as conjunções mais usadas são: como, qual, mais que, menos que e outras.

Conclusiva - Relação de conclusão de ideias e as conjunções mais usadas são: Pois, portanto, logo, assim, então e outras.

Alternativa – Relação de alternância de ideias - “é um ou outro” e as conjunções mais usadas são: Ou, ora, quer, talvez, já, bem e outras.

Final –Relação de finalidade ou objetivo e as conjunções mais usadas são: para, a fim de e outras.

Pronto, agora podemos falar sobre a conjunção usada no texto, o [e]. Apesar do mesmo ser um conectivo normalmente relacionado a adição de ideias, no caso desse texto, ele tem o valor de oposição das ideias apresentadas, por exemplo:

[O mundo é grande e cabe], [O mar é grande e cabe] e [O amor é grande e cabe]

 

Vamos interpretar?

 

O mundo, o mar e o amor são qualificados no poema como algo grande imenso, portanto dificilmente caberia em algo que fosse menor do que eles, correto?

 

A oposição fica mais visível nas frases que complementam o verbo [caber] nas três frases apresentadas acima: [Nesta janela sobre o mar.], [Na cama e no colchão de amar.] e [No breve espaço de beijar.]

 

Se o mundo é grande como pode caber em uma janela que é algo pequeno para ele?

Se o mar é grande como pode caber em uma cama e no colchão que são algo pequeno para ele?

Se o amor é grande como pode caber em um BREVE espaço que tem a ação de beijar que são algo pequeno para ele?

 

Entenderam, estudimores?

Espero que tenham gostado e não fiquem com dúvidas. Estaremos sempre à disposição! Até a próxima! :D

 

 

 

 

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