Questões comentados sobre classe de palavras
1) Em “Os brasileiros marinheiros
têm ocasião de conhecer o mundo todo”, a classe da palavra grifada é:
a) adjetivo;
b) locução adjetiva;
c) pronome adjetivo;
d) substantivo;
e)
adjetivo pátrio.
2) A expressão sublinhada em “Há
um quer que seja de satânico na pupila da onça” funciona como:
a) substantivo;
b) adjetivo;
c) advérbio;
d) pronome;
e) verbo.
3) (UFMG) As expressões
sublinhadas correspondem a um adjetivo, exceto em:
a) João
Fanhoso anda amanhecendo sem entusiasmo.
b)
Demorava-se de propósito naquele
complicado banho.
c) Os
bichos da terra fugiam em desabalada carreira.
d) Noite
fechada sobre aqueles ermos perdidos da caatinga sem fim.
e) E ainda me vem com essa conversa de homem da roça.
4)
Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a
sequência morfológica é:
a)
verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.
5)
Está errada a flexão verbal em:
a)
Eu intervim no caso.
b) Requeri a pensão alimentícia.
c) Quando eu ver a nova casa, aviso você
d) Anseio por sua felicidade.
e) Não pudeste falar.
6)
O item em que temos um adjetivo em grau
superlativo absoluto é:
a)
Está chovendo bastante.
b) Ele é um bom funcionário.
c) João Brandão é mais dedicado que o vigia.
d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
e) João Brandão foi tremendamente inocente.
7) A única alternativa em que as palavras são, respectivamente,
substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:
a) beijo-alegre-durante
b) remédio-inteligente-perante
c) feiura-lúdico-segundo
d) ar-parco-por
e) dor-veloz-consoante
8)
(ACCESS – Pref. Teresópolis/RJ – Dinamizador de Educação Infantil -2005)
Assinale a alternativa em que a palavra não seja numeral.
a)
Uma.
b)
Segunda.
c)
2002
d)
Dez.
e)
Cinco.
9)
(FEC – CLIN – Operador de Copiadora – 2008) Em “Ambas estão sendo empurradas...”, a palavra grifada pertence
à seguinte classe gramatical:
a) advérbio.
b)
numeral.
c)
pronome.
d)
conjunção.
e)
preposição.
10)
(FAB – EEAR – Sargento – 2003) Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta quanto às conjunções coordenativas que preenchem adequadamente o texto
abaixo, dando-lhe coerência.
Yes, nós temos cinema!
Todo mundo fala de um
renascimento do cinema brasileiro_______ ele parece incontestável. _______
ainda falta vencer um obstáculo fundamental: o preconceito do espectador
brasileiro que continua relutante em sair de casa para assistir a um filme
nacional. _______ os filmes têm dificuldade de conseguir muitas salas _____ não
conseguem o sucesso que mereciam.
(Rubens Ewald Filho)
a)
e – assim – contudo – por isso;
b)
logo – pois – portanto – todavia;
c)
e – mas – por isso – e;
d)
pois – contudo – entretanto – mas.
EXTRAS:
Texto
Problemas
- Ana Carolina
Qualquer distância
entre nós
Virou um abismo sem fim
Quando estranhei sua voz
Eu te procurei em mim
Ninguém vai resolver
Problemas de nós dois
Se tá tão difícil
agora
Se um minuto a mais demora
Nem olhando assim mais perto
Consigo ver porque tá tudo tão incerto
Será que foi alguma
coisa que eu falei?
Ou algo que fiz que te roubou de mim?
Sempre que eu encontro uma saída
Você muda de sonho e mexe na minha vida [...]
1)
As palavras “mim”, “dois” e “sonho”, retirados do trecho da música
acima, são morfologicamente e respectivamente classificadas como:
b) pronome, substantivo e substantivo.
c) pronome, substantivo e verbo.
d) pronome, numeral e substantivo.
e) substantivo, numeral e substantivo.
2) (Vunesp – Pref. Louveira/SP – Inspetor de alunos – 2007) Na sequência dos quadrinhos, o personagem Cebolinha, por intermédio de expressões faciais, comunica ao leitor reações de
a) sossego e felicidade.
b) alegria e espanto.
c) raiva e tranquilidade.
d) indiferença e irritação.
e) susto e alívio.
DESAFIO
(Enem)
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar, 1983.
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de
determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma
conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção
estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade
RESPOSTAS COMENTADAS
01)
D.
Para
facilitar a compreensão, é necessário que se identifique quem é o sujeito dessa
oração:
Quem [têm ocasião de conhecer
o mundo todo]?
Resposta:
[Os brasileiros marinheiros]
Se
destacarmos o núcleo desse sujeito, ou seja, a pessoa em si que praticou a ação
de [têm], encontraremos a palavra [brasileiros], pois [os] e [marinheiros]
estão exercendo a função de adjuntos adnominais, sendo artigo definido e
adjetivo, respectivamente. A palavra [brasileiros], então, como núcleo do
sujeito é, quanto a sua classe, substantivo.
02)
A.
A
expressão grifada [quer
queseja], sem prejudicarmos o sentido da frase, pode ser substituída pela, de
igual valor, [um quê] que significa “alguma quantidade”, “certa coisa” ou, até,
“qualquer coisa”. Sendo assim, são expressões substantivas.
03)
B.
A
expressão [de propósito] é classificada como locução adverbial. Podemos
perceber que dentre as alternativas, é a única a qual se refere diretamente a
um verbo:
João
Fanhoso - [sem entusiasmo]
Demorava-se - [de propósito]
bichos
– [da terra]
caatinga –
[sem fim]
homem –
[da roça]
Aplicando, assim, a função de um advérbio: dar
característica a um verbo.
04)
A.
Vamos
analisar cada palavra da frase: “Tem bocas que murmuram
preces…”?
[tem]
– verbo ter (conjugado na terceira
pessoa do singular)
[bocas]
– substantivo simples no plural
[que]
– pronome relativo, pois, substitui
o substantivo bocas na segunda oração a fim de não repetir o mesmo termo: [tem
bocas] [bocas murmuram preces]
[murmuram]
– verbo murmurar (conjugado na
terceira pessoa do plural)
[preces]
– substantivo abstrato no plural
05)
C.
A dúvida surge, nesse caso, por causa da
conjugação do verbo [ver] e [vir] no futuro
do subjuntivo:
• O verbo [ver] é precedido da partícula “se” ou
“quando” e tem terminação em [ir] na
primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando
nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.
• O verbo [vir], também precedido por “se” ou
“quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal [e]: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier,
quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem.
Observação:
Outra imprecisão está na conjugação destes verbos
no presente do indicativo [vir] - [vimos] e no pretérito perfeito do indicativo
[ver] –[vimos]:
a) Nós vimos
porque queríamos lhe dar os parabéns! (vir)
b) Nós vimos
quando você entrou na festa ontem! (ver)
06)
E.
O
grau superlativo absoluto, como já estudamos aqui no blog, é dividido entre
analítico e sintético. O absoluto consiste na utilização de advérbios de
intensidade para intensificar o adjetivo, o que justifica a resposta:
[tremendamente]
– advérbio de intensidade terminado em -mente
[Inocente]
– adjetivo que se refere ao sujeito e substantivo próprio [João Brandão]
Já
o sintético, a intensificação se faz por meio do acréscimo de sufixos que,
conhecemos, em sua maioria, como os “-íssimos” e ”–íssimas” da vida.
07)
C.
A questão quer que, nas alternativas, busquemos, respectivamente: substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental.
Substantivo abstrato – são aqueles que nomeiam realidades imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades de outros
indivíduos. É tudo aquilo que você não pode dar forma e tornar concreto. [Feiura – qualidade]
Adjetivo biforme – são aqueles que têm duas formas, sendo uma para
o masculino e outra para o feminino. [lúdico/lúdica]
Preposição acidental - são aquelas palavras que além de exercerem a
função de preposição também
podem ter outras funções morfológicas.[segundo
– pode exerce a função de uma conjunção]
08)
A.
Dentre
as alternativas, a palavra [uma]
pode ser, além de numeral, um artigo indefinido,
por isso, é a resposta correta.
09)
B
A
palavra [ambas] e afins são considerados numerais, pois significam [um e outro]
ou [os dois]. Além disso, são empregados para retomar pares de seres, fazendo
referência a eles.
10)
C.
Quando
trabalhamos com conectivos precisamos compreender a relação de sentido entre as
orações que queremos unir:
A primeira parte:
[Todo
mundo fala de um renascimento do cinema brasileiro] [ele parece incontestável]
– tem um valor adicional de informação, por isso, utilizamos a conjunção
aditiva [e]
A segunda parte:
[ainda
falta vencer um obstáculo fundamental: o preconceito do espectador brasileiro
que continua relutante em sair de casa para assistir a um filme nacional.] –
essa oração está ligada de forma ideológica com a primeira parte apresentada
acima, mas qual seria a ideia? É justamente de oposição. A primeira parte apresenta uma ideia
positiva do fato, e essa segunda
parte, fala sobre uma ideia negativa
do mesmo fato, sendo ideias contrárias,
utilizamos a conjunção adversativa [mas]
A terceira parte:
[os
filmes têm dificuldade de conseguir muitas salas] – essa parte está ligada a
segunda com uma ideia de conclusão do fato negativo. Por isso, utilizamos a
conjunção conclusiva [por isso]
A quarta parte
[não
conseguem o sucesso que mereciam.] - a
fim de somar com a ideia conclusiva anterior, essa frase só pode ser conectada
a outra com a ideia aditiva da conjunção [e]
Extras:
1)
D.
[mim] – pertence à classe dos pronomes,
sendo ele um pronome pessoal oblíquo
tônico, fazendo a função de complemento verbal substituindo a primeira
pessoa do singular do caso reto.
[dois] – pertence à classe dos numerais,
sendo ele um numeral cardinal.
[sonho] – pertence à classe dos substantivos,
sendo ele um substantivo abstrato.
2)
E.
Perceba
que, quem se atentou apenas para a falta de visibilidade das falas do
quadrinho, não entendeu de certo a verdadeira intenção da questão. A sentença
foca na expressão do personagem e não nos balões.
Como
já estudamos por aqui no blog, as interjeições expressam determinados estados
emocionais, sensações ou estado de espírito. Logo, se não focarmos na escrita e
sim nas expressões em sequência do personagem, podemos achar a resposta
correta.
Desafio:
Alternativa correta: A.
Vamos analisar a ideia das conjunções das alternativas primeiro?
Adversativa – Relação de oposição
de ideias e as conjunções mais usadas são: mas, porém, todavia, entretanto e
outras.
Comparativa – relação de comparação relacionado a superioridade, inferioridade ou
igualdade e as conjunções mais usadas são: como, qual, mais que, menos que e
outras.
Conclusiva - Relação de conclusão
de ideias e as conjunções mais usadas são: Pois, portanto, logo, assim, então e
outras.
Alternativa – Relação de alternância
de ideias - “é um ou outro” e as conjunções mais usadas são: Ou, ora, quer,
talvez, já, bem e outras.
Final –Relação de finalidade ou objetivo e as conjunções mais usadas são:
para, a fim de e outras.
Pronto, agora podemos falar sobre a conjunção usada no texto, o [e].
Apesar do mesmo ser um conectivo normalmente relacionado a adição de ideias, no
caso desse texto, ele tem o valor de oposição das ideias apresentadas, por
exemplo:
[O mundo é grande e cabe], [O mar
é grande e cabe] e [O amor é grande e cabe]
Vamos interpretar?
O mundo, o mar e o amor são qualificados no poema como algo grande
imenso, portanto dificilmente caberia em algo que fosse menor do que eles,
correto?
A oposição fica mais visível
nas frases que complementam o verbo [caber] nas três frases apresentadas acima:
[Nesta janela sobre o mar.], [Na cama e no colchão de amar.] e [No breve espaço
de beijar.]
Se o mundo é grande como pode
caber em uma janela que é algo pequeno
para ele?
Se o mar é grande como pode
caber em uma cama e no colchão que são algo pequeno para ele?
Se o amor é grande como pode
caber em um BREVE espaço que tem a ação de beijar que são algo pequeno para ele?
Entenderam, estudimores?
Espero que tenham gostado e não fiquem com dúvidas. Estaremos sempre à
disposição! Até a próxima! :D
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